![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj72y9W2fG_DWZ1MSWKEqXd9dOI67HVRkkZF76n_leejLNFDYEg5HXXvAoGDXuVDD8V8EcDsR08Y5IAnJl4riWokX_X2f29rcU3s4_DGQqPTa69B5I0Ti7X5A38arFhd3ljL_HHqFxi_nmm/s400/plataforma.jpg)
.
ÚNICO PORTO MARÍTIMO DO ESTADO
Tem o único porto marítimo do Estado, pelo que sua participação dentro da economia Estadual é fundamental, constituindo-se em nível nacional no primeiro porto no escoamento da produção agropecuária. As exportações industriais gaúchas também são exportadas por aqui.
No Super Porto estão localizados o Terminal de Trigo e Soja, o maior da América Latina, o Pier Petroleiro e os Terminais do Polo Petroquímico do Sul. O Terminal de Contêineres vem batendo recordes de movimentação a cada período, e já é o segundo no país.
O maior indutor das migrações foram os serviços portuários, que geralmente atraíam mão de obra não especializada e ofereciam trabalho sazonal nos períodos de safra. Esta população buscava na entresafra dos serviços portuários, outras fontes de renda na pesca artesanal e na industria da construção civil. Estes fluxos migratórios, de corrente urbano-urbana deram a cidade uma população muito heterogênea, nos aspectos sociais, culturais, econômicos e produtivos.
INDUSTRIALIZAÇÃO
A industrialização do Município iniciou-se no século passado, com as indústrias de fiação e tecelagem, de alimentos e bebidas, os frigoríficos nas primeira décadas deste século, e a Refinaria de Petróleo, já em 1937.
O crescimento industrial diversificou e ampliou o número de instalações de grandes, médias e pequenas indústrias, destacando-se as de fertilizantes, pescados e alimentícias, a partir dos meados deste século.
Nenhum comentário:
Postar um comentário